Boas tardes caros e-Portugueses,
Venho vos dar um exemplo que aconteceu na RL. um pouco de história nunca fez mal a ninguem e será algo que devemos refletir para o nosso e-Portugal.
O País em questão é a Alemanha da RL.
Após a 2º Grande Guerra Mundial, WWII, a alemanha completamente destruida vivia tempos de enorme inflação, e consequente desvalorização do Marco alemão (a moeda deles). Rezam historias que a inflação era tal, que se nos sentassemos numa esplanada e pedissemos um café, e depois de o beber pedissemos outro, o valor do 2º café seria mais do dobro do 1º; contam que certo dia um empregado recebeu uma gorjeta de um americano no valor de 1 dolar (=0.8 centimos) e em seguida despediu-se, reuniu a familia e sentados à mesa da sala de jantar decidiram aplicar o dolar num fundo para pagar os estudos dos filhos. Servem estes exemplos para verem os dias de hiper inflação que se viveu na alemanha pós-guerra.
A inflação era tanta, que os alemões juraram que nunca mais iriam passar por essa experiência novamente. daí aplicaram 2 medidas importantes:
1º O valor do marco alemão passava a ser colocado pelo Banco da alemannha (actualmente é chamado de BCE e é o Banco Central Europeu), orgão independente, que estipulou um valor forte para o Marco alemao.;
2º Os politicos nunca mais poderiam mexer no valor da moeda já que esta seria controlada por um orgão independente para que nao sofresse variações por questoes politicas.
Os alemães sempre foram competitivos e com uma moeda forte pagaram as suas dividas de reconstrução dos paises invadidos (polonia, frança, austria, belgica, holanda, etc..) e em 1989 quiseram Unificar as duas alemanhas.
Ora a Inglaterra e a frança nao queriam com medo de um 3º Guerra mundial. Contudo , havia uma coisa que tanto a frança como a inglaterra queriam = o Marco alemao= moeda forte com juros baixos.
Chegaram a um acordo. a alemanha unificava-se e em troca dava a sua moeda a europa. Assim nasceu o Euro, que no inicio se chamava de ECU. o acordo fica fechado em 1991 e em 1995 cunham se as 1ªs moedas de ECU que mais tarde viria a ser o EURO.
Os alemaes, que ainda tinham na memoria a hiperinflação, e a sua fixação por produtos a preços estáveis, acedeu desde que ficasse nesse acordo 2 pontos:
1º o Banco da alemanha passaria a ser o BCE , autonomo do poder politico e só ele é que estabelecia o valor do EURO;
2º Para garantir preços estaveis e o controlo orçamental dos paises, nenhum pais poderia ter um défice orçamental de mais de 3% ao ano, sob pena de grandes represalias, inclusive a expulsao da zona EURO. a frança fez finca pé neste ponto e o acordo final fechou se com "penas a serem estudadas na altura, ficando desde ja estipulada uma advertência".
Ora sem penas, os paises usaram os juros baixos que a moeda alema lhes proporciona para se endividarem, assim fez a Grécia, Portugal, Irlanda , Espanha, etc...o unico "Pais" sem nenhum endividamente é o Principado do monaco.
em 2003, plena expansão economica, onde todos compravam tudo e mais alguma coisa, os politicos franceses precisavam de um pais mais competitivo, e como nao podiam desvalorizar a sua moeda decidiram endividar-se e gastar o dinheiro a fazer empresas, construções publicas, etc.. de modo a criar riqueza diziam eles...
Para combater essa competitividade, a alemanha reuniu-se com os sindicatos e disse lhes:
precisamos de mais competitividade, e isso só se consegue de 3 formas:
1º Baixar os salarios;
2º Imprimir moeda (forma ficticia de baixar os salarios);
3º baixar os preços das matérias primas.
Ora, diziam eles aos sindicatos, a 2º nao controlamos é o BCE; a 3º é impossivel porque as matérias primas sao tabeladas em bolsas ao nivel global e nao conseguimos baixar preços nas bolsas de toquio, nova yorque etc..só nos resta a 1º hipotese. Os sindicatos, acederam, e aceitaram baixar os salarios em 2003, quando todo o mundo aumentava salarios nos outros paises.
Dito isto, vamos reflectir... é uma questao cultural...agora apliquemos ao e-sim...
precisamos de competitividade, de que os nossos empresários vendam mais para que a balança economica do estado (impostos) seja positiva. temos 3 opções:
1º imprimir moeda = hiperinflação = desvalorização do PTE, um dia a food custa 2 PTE no dia seguinte 4 e daqui a umas semanas 8 se nao pararem com isto. Preços instaveis afasta os investidores, vejam o PM so a ORG é que vende produtos, já ninguem quer saber do nosso Product market.
2º Baixar salarios, ja estavam baixos, tinhamos skill 12 a ser pago a 0.8 gold. alem disso, no jogo nao funciona como na RL uma vez que se compra 1 ticket e ja estamos noutro pais. na RL é preciso viajar, alugar casa, obter visto de residencia etc... portanto esta medida nao funciona porque os jogadores saiem rapidamente do pais, inclusive as multis
3º baixar os preços das matérias primas - amigos temos o #setrade. o problema é igual à RL, nao conseguimos baixar preços num mundo global.
Existe uma alternativa que é válida para a RL e para o E-sim. os Babyboom....tanto na RL como no e-sim aumenta a procura de produtos logo aumenta o crescimento economico. claro que na RL demora anos desde que um bébe seja um enorme consumidor, mas no E-sim é imediato.
Em resumo, vamos seguir aquilo que fez com que a alemanha se tenha tornado por 3 vezes numa superpotencia (1º guerra, 2º guerra, e agora). vamos estabilizar o Product market sem andar a brincar com a nossa MOEDA, sem a desvalorizar. Vamos colocar a moeda como sendo uma moeda forte. talvez a 0.1, usem o GOLD que o estado tem para a retirar do MM e subam o seu valor.
Deixem os empresarios venderem no MM e no PM, a ORG que deixe de fazer concorrencia aos empresários.
Parem de fazer empresas para a ORG. quantas mais empresas mais salarios e mais PTE é metido em circulação, logo mais desvalorização.
Fixaremo-nos em preços estáveis, com moeda estável.
Separem o Poder economico do politico no e-sim...as necessidades de PTE no jogo nao podem depender das necessidades da ORG.
Façam uma ORG minimalista. que viva da venda do PTE a um preço muito alto e nao serão necessarias companies nenhumas. mais workers ficarao disponiveis para os empresarios. mais salarios os empresarios terao de pagar e logo mais PTE será consumido...
Um professor de economia disse me uma vez:
" se os politicos soubessem gerir, nao eram politicos eram miliionários. Não faz sentido os estados terem empresas, pois nao sao geridas por quem sabe, so la estao para dar prejuizo."
Infelizmente, fui acusado de ter deixado ficar companies na ORG ou de ter aumentado. EM defesa da minha honra:
1º nao comprei nenhuma company, tentei vende las, mas relamente nao me empenhei muito. o meu primeiro passo foi despedir todos os workers da ORG e meter o pessoal das MU a trabalhar a 1PTE em troca de sups.
2º por motivos pessoais (sabem que vou ser pai muito em breve) tive de ser menos activo.
3º achei que para ser justo convosco e depois de tudo o que fiz por PT (sou PT desde o dia 1, nunca mudei de CZ e sempre defendi os interesses da nação) devia afastar me e deixar que outro fosse para o meu lugar, de modo a que PT tivesse um CP sempre presente.
4º Comprei GOLD e fui comprar PTE porque diziam que a ORG precisava de GOLD. Não o fiz para insultar ninguem, ou para ganhar GOLD ou para brincar com o MM. Fiz por todos os motivos que apresentei em cima. é a minha forma de pensar o sistema monetário. Tenho para mim, que a moeda é o bem mais precioso que temos no e-sim, (ja que na RL nao a temos) e é com isso que devemos ganhar GOLD para o estado...Para gerir companies, cada um que as tenha e que faça a gestao nas suas...o estado deve ter as companies necessarias para as suas MUs e nada mais.
Para verem a minha coerência vejam a candidatura de CP do mes passado. as ideias estão lá. Nao as inventei agora só porque estou fora.
Tenho muita fé neste GOV, independentemente deste meu ponto de vista contrário. o principal está feito estamos livres...
PS: a titulo de curiosidade... com esta politica a alemanha pagou as dividas a varios paises depois da 2º Guerra, pagou a re-unificação já que a alemanha comunista era extremamente pobre, pagou e deu dinheiro a paises periféricos como Portugal etc..., e tem uma das melhores economias da europa senao a maior... Claro que nos usamos esse dinheiro para contrair emprestimos , comprar BMW, mercedes e merdas alemas..claro que o dinheiro voltou para as maos deles de novo... mas se virem bem.. é tudo uma questao cultural..
Já alguma vez viram em portugal algum sindicato a aceitar redução de salários??? nem eu....
Se conseguis te ler até aqui, os meus parabéns... e obrigado por teres tido paciencia...
um abraço deste vosso 2 cliker,
Now House is Dead
Previous article:
2 click mode on (11 years ago)
Next article:
Why U should invest in this SC (10 years ago)